top of page
man-gc2ecad657_1280.jpg

Retire

sua dúvida.

  • Como acesso a prestação de contas do condomínio?
    A Pasta de Prestação de Contas do condomínio é digital ou virtual. Esse método moderniza a gestão financeira e permite que os moradores consultem as informações do condomínio de forma rápida e segura. Dessa forma, todos os moradores podem exercer o seu papel de fiscalização, sem depender de um grupo restrito de conselheiros. Para acessar a prestação de contas do Edifício Minesota, basta entrar no site exclusivo do condomínio neste endereço - www.edificiominesota.com.br No cabeçalho do site, há uma opção chamada ÁREA DO MORADOR, que redireciona o seu acesso para o portal da administradora de condomínios. O login de acesso é feito pelo e-mail cadastrado, que é o mesmo que recebe mensalmente o boleto bancário da cota condominial. Se tiver alguma dificuldade para acessar, no site há o WhatsApp da administradora, que pode orientar sobre o seu acesso.
  • Se não existe mais pasta de prestação de contas impressa como fica a guarda dos documentos?
    A tecnologia trouxe a possibilidade de usar softwares de gestão para organizar as contas do condomínio. Esses softwares são mais seguros do que as pastas impressas, que podem se deteriorar, se perder ou ser danificadas pelo tempo. Além disso, muitos condomínios antigos não têm um espaço adequado para guardar os documentos físicos. Os softwares de gestão permitem que as contas sejam armazenadas em formato digital, como PDF, e ficam guardadas em um servidor na internet, conhecido como "nuvem". Esses servidores podem ser acessados a qualquer momento, tanto pela administradora quanto pelo condomínio. O condomínio também pode ter seu próprio servidor na nuvem, se preferir. Uma das vantagens de utilizar o espaço virtual para guardar os documentos do condomínio é a segurança e a praticidade. Existem diversas opções de provedores de serviços de armazenamento em nuvem, como Google Cloud, Microsoft, UOL, Dropbox, Amazon e outros. Esses serviços oferecem diferentes planos de custo e benefício, e alguns até disponibilizam uma quantidade de dados gratuita. No momento, os documentos do condomínio estão armazenados no servidor da Amazon, que é uma empresa reconhecida pela qualidade e confiabilidade do seu serviço.
  • E as pastas antigas que foram impressas, como fica?
    As pastas que contêm os documentos do condomínio estão armazenadas em um local seguro e de fácil acesso, no entanto, sob as condições do tempo. Se houver interesse dos moradores em modernizar poderá ser contratada uma empresa especializada em digitalização e armazenamento em nuvem. Essa solução traria mais praticidade, segurança e economia para o condomínio.
  • Os moradores que não são da administração, tem acesso a todos os relatórios?
    Sim, possui acesso a todos os relatórios. A administradora de condomínio oferece um sistema de gestão que permite a geração de relatório gerenciais. Não existe relatório ou resultado que seja privilegiado para o síndico, subsíndico ou conselho. Após o acesso a Área do Morador, o interessado poderá visualizar todos os resultados financeiros do condomínio, com total transparência.
  • É difícil entender os resultados?
    Não! O sistema oferecido pela administradora é uma ferramenta eficiente para acompanhar os resultados financeiros do condomínio. Veja os destaques na imagem abaixo, que mostra o ambiente após o login. As duas primeiras linhas, chamadas DEMONSTRATIVO DE RECEITAS E DESPESAS, apresentam o cenário financeiro anual do condomínio. A primeira linha corresponde ao ano de 2022 e a segunda linha ao ano de 2023. O demonstrativo do mês é o relatório chamado DEMONSTRATIVO XXX, que detalha as receitas e despesas do mês atual. O título DOCUMENTOS ADICIONAIS contém os documentos como: extrato original do banco, folha de pagamento dos empregados, orçamentos e outros documentos inseridos pela administradora que garantem a transparência da prestação de contas.
  • Quem gera as receitas do condomínio?
    As receitas do condomínio são compostas por diferentes fontes, tais como: cota do mês (ordinária), cota extraordinária quando houver, acordos, demais taxas. Essas receitas são administradas pela administradora de condomínios, que é responsável por emitir os boletos, receber os pagamentos e repassar ao condomínio. As receitas que foram geradas também são apresentadas na prestação de contas na Área do Morador - na opção Prestação de Contas. Nessa área, o morador pode consultar o detalhamento das receitas e despesas do condomínio, bem como o saldo em caixa.
  • Quem efetua o pagamento das despesas?
    A administradora é responsável por realizar o pagamento das despesas do condomínio, conforme o planejamento financeiro. Caso haja alguma despesa eventual, que demande uma ação que não seja tão urgente, o síndico deve comunicar a administradora para que ela providencie o pagamento. Despesas de pequena monta, que não comprometam o orçamento do condomínio, podem ser pagas pelo síndico por meio de PIX, Cartão de Crédito ou outro meio eletrônico, desde que ele envie o comprovante da despesa para a administradora registrar na contabilidade do mês correspondente. Essas despesas podem ser relacionadas a pequenos reparos, compras de materiais ou serviços emergenciais, que visem garantir o bem-estar e a segurança dos moradores.
  • Consigo ver os documentos das despesas, como notas fiscais e outros?
    Sim! Para visualizar os documentos originais das despesas que foram pagas em um determinado mês, você pode acessar a Área do Morador e selecionar a opção prestação de contas. Lá, você encontrará um relatório chamado DESPESAS LIQUIDADAS, que mostra todos os gastos realizados pelo condomínio. Na coluna FORNECEDOR, você verá os nomes dos prestadores de serviço ou fornecedores que emitiram as notas fiscais ou recibos referentes às despesas. Clicando sobre esses nomes, você poderá abrir uma nova janela que exibe o documento original da despesa em formato digital. Após clicar sobre o nome do fornecedor, uma janela se abrirá com o documento original da despesa. Se a despesa tiver mais de um documento, eles serão mostrados como na imagem abaixo. Caso a despesa seja composta por mais de um documento, eles serão apresentados em sequência na mesma janela. Veja as imagens a seguir para ilustrar o procedimento:
  • Em caso de dúvida sobre a pasta de prestação de contas, como faço?
    No inicio desta gestão foi criado um site com o objetivo de facilitar a comunicação entre os condôminos e os responsáveis pela gestão do condomínio. Aqui você pode encontrar os contatos dos WhatsApp(s) e os e-mails da administradora de condomínios e do síndico. Estes contatos estão à disposição para esclarecer as suas dúvidas e atender as suas solicitações. Caso você tenha alguma questão relacionada à contabilidade, à fiscalização, ou a outros assuntos mais técnicos, recomendamos que você entre em contato com a administradora, pois ela é a empresa contratada pelo condomínio para prestar serviços financeiros e fiscais. Se você tiver alguma dúvida sobre as despesas comuns, ou sobre algo que não seja tão complexo, você pode falar com o síndico, pois ele também acompanha as rotinas do contas a pagar da administradora.
bottom of page